Como ser organizada?


Organização sempre foi um problema para mim. Isso desde o caderno até organizar o quarto e horários pessoais. PORÉM, ultimamente tenho melhorado bastante nesse quesito, pesquisando várias técnicas para me ajudar a não ser perdida na vida.
Aproveitando o clima de ano novo, decidi fazer esse post para tentar ajudar vocês a superar o desafio que a gestão da própria rotina pode ser (sou tão exagerada). Então vamos lá...

* * *

Aos conectados de plantão, encontrei dois aplicativos que são boas agendas eletrônicas (um para Android e outro para iOS). Meu celular é Android e eu uso a própria agenda que veio nele (o widget é super prático), é básica mas funciona para mim. A agenda do Google também gostei muito, mas acabei voltando para a do android.

All in One (Android): o que me chamou a atenção nesse aplicativo foi a possibilidade de dividi-la em pessoal e profissional (escolar, no caso). Outro atributo interessante é a conexão com o facebook e os lembretes de aniversário (acho um charme). Seu visual não é nada genial mas é bem bonito e funcional.

Planner Plus (iOS): esse aplicativo tem um design lindo, bem clean e colorido, algo que me agrada muito. Ele também é super prático para adicionar eventos, desse modo não corremos o risco de deixar para marcar coisas depois e acabar esquecendo. Além disso, ele possui vários modos dinâmicos de visualização e a opção de salvar notas (ex: comprar mais livros).

Mas é claro.. sempre existe a boa e velha agenda de papel (a que mais uso). Ótima para marcar todos os tipos de acontecimentos. Para organizar melhor é importante usar cores diferentes, mesmo que seja só para separar mais claramente entre escola e vida pessoal. Post-it's também são super bem vindos para pequenas anotações dentro da agenda, você pode deixar as pontinhas pra fora quando for um evento muito importante, deste modo chama sua atenção.
Ela não tem isso de notificações, é verdade, mas se você se acostumar a usá-la pode ser bem mais confortável.

Post-it's são os melhores amigos dos esquecidos. Espalhe-os pela casa e nada se perderá.
Por fim, para os criativos de plantão... CADERNOS. Eu sempre tinha ideias e acabava perdendo-as por falta de anotar (você acha que vai lembrar depois, mas no fim não lembra nem seu nome). A alternativa que encontrei para esse problema foi usar um caderno (que deixo em casa) para anotar meus brainstorms, e uma caderneta de bolso (que levo para qualquer lugar) para anotar palavras chaves e ideias. É bem prático e a escrita constante nos ajuda a manter um ritmo.


Espero que essas dicas tenham sido úteis. Lembrem-se que organização é tudo quando se trata de gestão pessoal. O importante é não desistir de tentar, pois no começo não é nada fácil.


fotos retiradas de: http://organizationdream.tumblr.com/

Comentários