[ Resenha ] Eu sou Malala

Oi, oi, gente.Tudo bem?
Sei que estou sumida e poderia dizer que estou sem tempo, mas é só (o grande mal da) procrastinação mesmo.
Hoje (e sempre) trouxe mais uma resenha de um livro MUITO amado - até entrou para meus top 5! - e que quis compartilhar com vocês...
~ * ~ * ~

Diferentemente de outros livros já citados no blog, em geral ficcionais, "Eu sou Mala" é uma história real. Mais que isso! A autobiografia de uma garota que ganhou o Nobel da Paz com apenas 17 anos.
O livro possui uma escrita simples, semelhante a um diário, que torna a leitura bem tranquila, e mescla  uma vida normal de adolescente paquistanesa com as vivências de uma ativista. Através das palavras da jovem escritora o leitor tem acesso a uma nova perspectiva sobre o Oriente e a importância de se ter acesso a educação. A história de vida de Malala Yousafzai é tão forte, cheia de tragédias e conquistas, que as vezes eu até esquecia se tratar de uma história real.
Desde criança, influenciada pelo pai, a paquistanesa vê na educação uma importante ferramenta para mudar vidas, principalmente em um contexto de garotas que deixam de estudar para, a mando de seus pais,  se casar com homens mais velhos.
Quando o Talibã  dominou áreas próximas ao Paquistão a educação escolar para meninas tornou-se cada ver mais restrita, posteriormente sendo proibida. Isso fez com que Malala, que sempre foi uma aluna exemplar, lutasse pelo direito que todas as crianças, meninos ou meninas, têm de ir para o colégio.
Toda a jornada de vida dessa garota me inspirou muito e fez ver a importância de um sonho, da coragem e do esforço. Estudar sempre foi parte da minha vida e talvez, em meio a tantas reclamações como "odeio acordar cedo" e "não aguento mais tanta matéria" eu não tenha percebido o quanto fui privilegiada por nascer em um lugar onde a maioria das crianças têm acesso, no mínimo, ao ensino básico. Malala abriu meus olhos e mostrou que não é assim para todo mundo.
"Eu sou Malala" deixa uma lição importante: Todos nós, independente da idade, temos capacidade para mudar o mundo. Basta tentar.

"E conheci até o presidente Barack Obama e sua família. (...) Também disse a ele que, se os Estados Unidos gastassem menos dinheiro em armas e guerras e mais em educação, o mundo seria um lugar melhor.  Deus me deu voz, e decidi que devo usá-la mesmo que seja para discordar do presidente dos Estados Unidos." 
"(...) mas como esse homem era cruel, lançando bombas contra um lugar onde criancinhas só queriam aprender a ler, escrever e somar. Por quê?, eu me perguntava. Por que uma escola era uma ameaça tão grande contra o Talibã?"
"Terrorismo é medo por toda parte. É deitar para dormir à noite e não saber que horrores o dia seguinte vai trazer. (...) Terrorismo é ter medo de que, quando seu pai sair pela porta de manhã, não voltará à noite." 
"Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo."



P.S.: Vocês já pensaram sobre a importância da educação?

Comentários