Faculdade não é tudo!


Quanto mais o tempo passa mais a lógica de vestibular me surpreende.
Eu escolhi um curso visto como fácil de passar, passei e pra minha família (e com isso não falo dos meus pais, mas da família com um todo) e uns amigos distantes foi quase um anuncio de "missão executada com sucesso". Fim. Mas não passei na faculdade que eu mais queria e até hoje me culpo por isso, o famoso "se eu tivesse estudado mais".
Conheço pessoas que prestaram vestibular junto comigo, que sei que provavelmente tiraram nota maior que a minha e não passaram. Aí a família olha com uma dó superficial e um fundo de julgamento "se você não saísse tanto teria passado".
Vocês notam o quão bizarro isso é?
Certo dia, falando de faculdade com uma amiga, disse algo sobre minha sala ser bem quieta e ela respondeu "ah, é que em faculdade as pessoas são melhores". Não é uma crítica a ela mas ao modo como a fizeram pensar assim. MELHORES? Não, ninguém é melhor, nem pior.
Gostaria muito que esse sistema de ensino não colocasse num patamar elevado os graduandos, mestrandos e todos os outros "andos". Talvez desse modo não criaria a sensação de inutilidade em nós quando não passamos para o curso que queremos, para a universidade que queremos ou mesmo quando decidimos não fazer faculdade. Uma novidade: NEM TODO MUNDO QUER FAZER FACULDADE.
Esse é outro ponto bem interessante aliás... qual a necessidade de uma graduação? Eu namoro uma pessoa que trabalha com a mesma coisa desde os 14 anos e que hoje, aos 22, tem renome no mercado e se sente plenamente realizado. Ainda assim, diversas já me perguntaram quando ele ia fazer faculdade. Pra quê? Um diploma não é o sonho de todo mundo, não é necessário a tudo e nem é a pedra filosofal. Na área artística então... nossa!
Talvez eu tenha perdido o foco no texto, que começou sendo um post de Facebook mas agora achei longo demais para tal. Eu só queria dizer que o ensino superior não é tudo e que para alguns não é nada. Eu entendo a euforia de passar no vestibular e ela é realmente positiva, é muito bom conquistar algo. Mas gostaria de dizer que fazer mais um ano de cursinho para tentar seu sonho ou descobrir que o seu sonho não envolve uma graduação não te torna um fracassado.
A única coisa coisa que difere quem está na faculdade de um vestibulando é o número de questões acertadas. Mas você que realmente corre atrás do próprio sonho, seja ele  ser professor doutor da usp ou malabarista de circo, precisa saber que você é incrível.
Poucas pessoas no mundo buscam realizar os sonhos. Se você acha que é uma dessas, parabéns, você é uma pessoa maravilhosa.

Triz

Comentários

Postar um comentário