Sobre amor próprio e outras coisinhas ♥


São 6:30 da manhã e eu estou chorando por que eu não me encaixo nesse padrão maluco de beleza. E eu já perdi a conta de quantas vezes isso aconteceu. Eu estou cansada de aceitar isso como se fosse normal. É como se eu não pudesse nem por um segundo me sentir bem com quem eu sou, porque toda vez que eu sinto isso e decido postar alguma foto minha em uma rede social só porque eu me sento bonita eu noto um monte de outras pessoas perfeitas e com vidas perfeitas e incríveis garotas super magras que eu nem que sei como conseguem, com peles perfeitas e roupas super estilosas e cabelos incríveis com maquiagem melhor ainda. E isso me diz que eu não sou boa o suficiente (e olha que eu quase me encaixo no padrão de beleza). Não quero roubar o lugar de fala de ninguém, com certeza não sou vítima de gordofobia. Eu também sou branca, eu já sou privilegiada por ter essa cor. Mas ainda assim acho que o padrão de beleza recai sobre todos nós e é tão absurdo porque te faz perder o sono, te faz fazer dietas malucas, te faz fazer exercícios até a quase desmaiar de cansaço e depois na primeira vez que você nota que ainda não se sente suficiente você come todas as porcarias que vê pela frente... depois passa o tempo, a poeira baixa, e vem aquela culpa dizendo que você não tá se esforçando o suficiente, que desse jeito você nunca vai ser bonito suficiente, nunca vai ser magra suficiente e que por isso você é inferior às outras pessoas.
Esse post foi escrito por voz e é mais um lembrete pra mim mesma, mas eu sei que muitas pessoas que lerem isso vão se identificar comigo e vão lembrar também que a gente não precisa se encaixar em nenhum padrão de beleza. Esse padrão foi completamente criado pra ser inatingível, porque se fosse o ideal que qualquer um atingiria ninguém se interessaria. Eu acho que qualquer mulher sente os efeitos disso porque mesmo as modelos magras de pele perfeito e cabelos maravilhosos da revista não são assim. É, eu sei que elas estão mais dentro do padrão que eu ou alguma outra garota “normal” mas as fotos que você vê tanto de Instagram como Facebook e, principalmente, revistas de moda e anúncios publicitários, mostram imagens diferentes da real. Eles mudam a pele e iluminação, emagrecem, aumentam os olhos, diminuem as bochechas e desse modo ninguém nunca vai se tornar ideal. Mas ainda assim a gente perde o sono, mas ainda assim que a gente chora de madrugada, mas ainda assim a gente gasta e rios de dinheiro com cosméticos e com um monte de outras coisas que a gente não precisa pra tentar se encaixar no padrão de beleza que não é da gente e, quando a gente não consegue, a gente passa horas no telefone falando como amigo ou no psicólogo ou simplesmente se sentindo sozinho tendo crises de ansiedade.
Eu só queria que você, seja lá quem você for, saiba que tudo bem não se encaixar em nenhum padrão, até porque ele não existe de verdade e cada corpo tem seu próprio jeito. Não sei porque acham que todo mundo tem que ser magro, loiro, de olhos azuis e alto. A graça das pessoas é que cada um tem o seu jeito e tudo bem se você for loiro de olho azul e alto, você é tão bonito quando alguém que é gordo, baixinho e de olhos pretos. É muito importante que a gente se ame porque quando a gente se ama tudo fica melhor. Emocionalmente e psicologicamente. Todos nós somos pessoas incríveis e dá sim para se amar. A gente não precisa se encaixar padrão de beleza para ser amado, mas pra ser amado a gente tem que se amar também.
Você é muito importante e incrível. Você é uma pessoa suficientemente boa para ser amada.
Você é único.

XOXO,
Bê.

Comentários