A decepção de ter uma vida imperfeita



Isso é apenas mais um desabafo, mas vamos lá.
7h45.
Você acorda parecendo o Frankstein de tão feia e com mais sono que a bela adormecida. Está atrasada e coloca a primeira roupa que vê pela frente para tentar chegar na aula a tempo. Uma rápida olhada nas redes sociais. Pessoa X acaba de acordar e está parecendo uma deusa de tão maravilhosa, prontíssima para seus exercícios matinais.
Ir para uma faculdade que você nem tem certeza se realmente gosta, mas te disseram que um diploma era importante, e assistir algum professor-doutor ficar rebaixando os graduandos. Eis que aquele aluno levanta a mão e faz uma colocação genial, citando centenas de termos e autores que você nem sabia que existir e ainda fala sobre suas pesquisas apresentadas em congresso. Já mencionei que essa pessoa tem um físico invejável e, no seu tempo livre, se dedica a trabalhos voluntários?
Uma rapidinha no Facebook e aquele ex-amigo do Ensino Médio é gerente de uma empresa e aquele colega está salvando o Batman do Superman (nós sabemos quem vai ganhar).  Globo News: “conheça o garoto de 08 anos que descobriu vida em Marte”.
Sabe, isso me frustra. Estou sinceramente feliz – orgulhosa, em alguns casos – dessas pessoas tão maravilhosas que conheço ou leio sobre. Mas me lembro que tudo que faço é mal feito ou insuficiente, que não sei o que quero nem quando quero, que estou sendo jogada pelas ondas da vida, sem saber o meu destino.
Porque é decepcionante ter a vida imperfeita. Sonhar alto, pensar que o filme do livro que você escreveu E ilustrou se tornará um fenômeno maior que os minions. Que depois de ganhar o Óscar você será uma diretora super famosa e rica, usando esse dinheiro para ajudar as pessoas que realmente precisam. Ou mesmo sonhar que vai se formar e ainda ter vontade de estudar, de ter uma carreira na área. É decepcionante sonhar com o paraíso e ter que lidar com o eterno purgatório.
Não é triste. Não é sofrível. Não é uma mazela. É apenas... DECEPCIONANTE. Decepciona ser sempre o “ok”, o aceitável. Decepciona saber desenhar, mas não ser tão bom. Saber escrever mas nada que realmente importe. Ter um certo conhecimento mas ser feito de capacho na academia. Ter um estilo diferente mas nunca de fato original. Tentar ser uma pessoa bacana mas não conseguir ajudar ninguém.
Decepciona sonhar em ser incrível. Decepciona ser medíocre.
- TRIZ

Comentários