Carta para o passado - Faculdade


Essa é uma carta para a Beatriz do passado. A garota que sonhava em fazer história e tinha uma série de expectativas ao som de Arcade Fire ou PJ Harvey. Pode soar decepcionante - talvez de fato seja - mas nada é igual as expectativas embora, ao mesmo tempo, muitas coisas superem-nas.
Não, você não vai amar o curso. Pelo menos não logo de cara. O primeiro choque é esse. Existe muita teoria, muita leitura e muitas nuances históricas. Basicamente ninguém sabe nada sobre o passado mas todo  mundo acha que sabe. Isso pode e será desanimador no começo, o estudo é muito diferente do ensino médio e você aprende coisas que nunca quis saber mas, e estou percebendo isso agora, essas coisas que você nem sabia que existiam são tão interessantes e surpreendentes que realmente irão te conquistar. E aí, talvez, você note que escolheu o curso certo.
Outra decepção: as aulas não são tudo isso! A maioria das pessoas - cerca de 99% de acordo com a minha intuição - realmente não suporta ir para faculdade. Aulas chatas, professores que querem fazer da vida dos alunos um inferno ao lado de alguns realmente bons e, principalmente, o fato de muitas aulas serem facilmente substituídas por textos. Nada de pessoas se esforçando para aprender em todos os momentos e professores 110% dispostos a inspirar seus alunos (faz me rir!).
Falando em pessoas... sabe aquela ideia de universo de humanas com pessoas de bem, minas que ajudam umas às outras, caras desconstruídos e pessoas abertas ao debate? Tudo mentira.Vai ter muita gente insuportável, muita gente ridícula. Mas a maioria das pessoas vão ser, pelo menos pra você, simplesmente OK. Sabe aquele negócio do "não fede nem cheira"? Isso mesmo.
Ops! Acho que foi um pouco desanimadora, não é mesmo? Eu te avisei. Mas existem coisas muito boas como, por exemplo, o autoconhecimento. Talvez seja por estar longe dos pais, talvez por estar em uma cidade desconhecida, talvez por morar sozinha e talvez por tudo isso junto, mas o que sei é que amadurecemos. Muito! Aprendemos a lidar com divergências (morar contras pessoas torna isso inevitável), a criar uma rotina - ou não - e controlar-se desde os gastos até o tempo.
No entanto a melhor parte dessa experiência tem sido as amizades. Quando você só tem seus amigos para contar a proximidade é inevitável. É saber que se você desmaiar as 4h30 da madrugada vai ter uma amiga para te levar no hospital e não sair de lá sem você. Vão surgir inúmeras experiências novas... musicais, literárias, culinárias, intelectuais, sociais e de todo tipo possível. Por exemplo, eu estou ouvindo Die Antwoord agora, algo que aos 15 anos eu jamais me permitiria. Seus amigos vão te mostrar a visão deles do mundo e vice-versa. Esse caleidoscópio de visões é, em minha opinião, a melhor parte da faculdade. Uma parte que provavelmente não estava em suas expectativas mas que, com toda certeza, te acompanhará em toda sua vida.
Eu espero que seja uma ótima vida.

Triz

Comentários