08 de Março - Um dia de luta!


Ilustração de Cécile Dormeau (@cecile.dormeau)
Hoje é o dia internacional da mulher. Não o dia de flores para agradecer as pessoas que "cuidam da casa, da família, são lindas, adoráveis e meigas". Vou ser clara: Hoje celebramos essa infinidade de mulheres incríveis e que se mantém de pé em meio a toda a violência que as cercam (veja o gráfico no fim da página).

São mulheres que muitas vezes trabalham e cuidam da casa, dos filhos e do marido (lembrando que ela é sua parceira e não mãe), que possuem maior escolaridade e ainda assim ganham menos que os homens, que não são contratadas porque têm filhos, ou pretendem, e isso atrapalharia a empresa (enquanto o pai de seu filho é contratado sem problemas, pois não esperam que ele cuide da criança), que tem suas ideias vistas como inferiores às dos homens com quem trabalham, que não tem a autoridade respeitada por seus subordinados por não aceitarem ordens de mulheres ou as acharem mandonas (ela não é mandona, ela é sua chefe), que fazem o melhor de si para ser boa mãe e nos fins de semana ouve a família elogiar o pai simplesmente porque ele trocou uma fralda (grande merda).

Ser mulher é, as vezes, mudar a roupa por ter medo de andar com ela na rua (ainda que homens andem sem camisa), é sofrer violência e ser culpada com ela (porque é normal culpar a vítima e aliviar a barra do assassino), é ver homens decidindo sobre aborto e discutindo sobre cólica como se fossem os grandes conhecedores do assunto.

As pessoas acreditam terem o direito de palpitar no seu corpo, na sua decisão de trabalhar ou não, de ter filhos ou não, de ter relacionamento ou não. Elas não fazem isso porque são enxeridas, fazem isso porque você é mulher. Olhe as notícias! "Esposa de José da Silva ganha medalha de ouro nas olimpíadas." "Aos 30 anos, Maria diz não querer filhos" (quando você leu algo assim sobre um homem).

Apesar de todos os pesares, é incrível ver toda essa resistência cada vez mais forte. É maravilhoso ver mulheres se apoiando, se amando, se empoderando e lutando por seus direitos. Direito de votar, de se separar, de não ter filhos, de estudar, de trabalhar... de viver.  O dia da mulher é uma data de luta, então parabéns a todas as nossas guerreiras..


Fonte: Jornal do Brasil e Exame


Triz

Comentários