O próximo passo


Qual será seu próximo passo?

Eu me formei na faculdade dia 17 de dezembro de 2019. O que da um total de 17 dias, considerando que já passamos da meia-noite. Ainda assim, já ouvi essa pergunta diversas vezes, reformulada de inúmeros modos e feita pelas pessoas mais variadas. O que me incomoda? Aposto que você já vai descobrir.

Eu fui uma daquelas "boas alunas" que passou direto do Ensino Médio para a faculdade e formei no tempo normal, 4 anos. Como "boa aluna" esperava-se que eu passasse no mestrado e desse continuidade aos anos de estudo, sem nunca sair da escola e meio sem pensar em minha jornada. Como numa esteira onde somos carregados de fase em fase.
Mas eu não passei no mestrado e, sinceramente, nem sei se queria. Ou se quero.

Nunca na minha vida me vi na condição que estou agora. Sem saber qual é o próximo passo e diante do desafio de, pela primeira vez, planejar sozinha em que direção seguir. Achei que seria emocionante, cheio de sonhos a realizar e, claro, responsabilidades que consumem. Mas não foi assim.

Todos estão esperando o meu próximo passo.
Todos estão me cobrando sobre ele.
Querem que eu tenha todas as respostas sobre o meu futuro, de um modo que agrade a todos, e como a "boa aluna" que sou, não sei ficar sem respostas. Me sinto perdida e inútil logo quando achei que finalmente me encontraria.

Veja bem, eu não pretendo ficar para sempre na casa de meus pais e muito menos nunca atuar na área ou jamais abrir um livro de História outra vez. Mas eu não tenho todas as respostas que me cobram.

Mestrado? Espicialização? Emprego? Filhos? Casar?

Por favor, parem com a inquisição dos próximos passos. Eu não vou ficar parada por muito tempo, eu juro, mas precisava respirar um pouco. Sei que muitas vezes só querem conhecer o meu caminho mas como fazê-lo quando até minha visão está embaçada?

Eu estou buscando minha trilha e dessa vez o próximo passo é responsabilidade minha.

Comentários