As Desventuras de Arthur Less - Andrew Sean Greer


Vamos falar de livro e vamos falar do meu novo queridinho: As Desventuras de Arthur Less.

A primeira vez que ouvi falar desse livro foi em uma lista de recomendação do Buzzfeed e fiquei bastante interessada porque, apesar da premissa simples (escritor fracassado à beira dos 50 anos tentando se encontrar), ele garantiu o Pulitzer de ficção para Andrew Sean Greer em 2018. Eu nunca li nenhum ganhador do prêmio então fiquei contando cada segundo para poder ler essa belezinha e... senhoras e senhores, que surpresa agradável!!

Antes de mais nada gostaria de dizer que não existe nada de clichê na obra, porque Arthur Less, nosso protagonista, não é qualquer escritor fracassado - em sua opinião - à beira dos 50 anos. Ele é Arthur Less e quando você ler saberá o que significa isso.
Quando recebe o convite de casamento do seu ex-namorado, Less decide viajar ao redor do mundo para fugir do casamento, claro, mas também buscando um modo de se encontrar em NY, México, Berlim, Paris, Marrocos, Índia e Japão (ufa!). Isso é tudo da sinopse que você precisa saber.

O que realmente me cativo e me deixou fascinada foi a condução da narrativa de Andrew Sean Greer. O autor consegue balancear um humor que realmente tem graça, uma erudição e um conhecimento cultural envolventes com grandes reflexões sobre tudo o que toca a vida do herói: literatura, homossexualidade, inseguranças, envelhecimento, inveja e, sobretudo, a sensação de não ser tudo o que se quer ser. Mas não espere por frases lacônicas e definitivas, Greer não nos oferece respostas e sim indagações: o que é o amor? O que é sucesso? O que é ser velho? Talvez a única certeza é a de que não podemos fugir dos problemas que nos afligem.

"A gente lê poemas sobre isso, ouve histórias, ouve os sicilianos falando de terem sido atingidos por um raio. Sabemos que não existe o amor da nossa vida. O amor não é assustador assim. É levar a porra do cachorro para passear, para que a outra pessoa possa continuar dormindo, é fazer a declaração do imposto de renda, é limpar o banheiro sem ressentimento. É ter um aliado na vida. Não é nenhum incêndio, nem um raio. É o que ela sempre teve comigo. Não é? Mas e se ela estiver certa, Arthur? E se o sicilianos estiverem certos? Que é mesmo esse negócio que faz a terra tremer? Algo que eu nunca senti. Você já sentiu?"

Todo mundo deveria ler esse livro uma vez na vida. E se você está passando por uma crise, deveria ler agora mesmo.

Fiz esse desenho do protagonista e postei no meu instagram de desenhos e fiquei pasma ao ver que o próprio Andrew Greer comentou no post.

Essa foi a dica de leitura do dia. Até a próxima! 😃😉

Comentários