Resenha: Thor - Love and Thunder


Sabe aqueles filmes que aparentemente todo mundo achou ruim menos você? Para mim, esse filme é Thor: Love and Thunder. Eu sou muuuito fã do Taika Waititi, acho ele genial, e estava animada para ver a sequência do Deus do Trovão, porém os comentários negativos me fizeram achar que sairia desapontada. Fico feliz em dizer que eu estava errada: saí do cinema maravilhada!!

O quarto filme da saga foi dirigido por Taika Waititi e escrito por ele e Jennifer Kaytin Robinson (Someone Great, 2019). Aqui somos apresentados logo de cara a um vilão, Gorr, o carniceiro (Christian Bale) que se decepciona com o deus que cultuava e decide matar todos os deuses. Thor (Chris Hemsworth) entra na história ao ser sutilmente "chutado" pelos Guardiões da Galáxia e tenta impedir os planos do vilão. Ele é auxiliado pela Valquíria (Tessa Thompson), seu amigo pedra, Korg (Taika Waititi) e, claro, Jane Foster (Natalie Portman) que agora é a Poderosa Thor, capaz de controlar o martelo Mjolnir. A gangue se juntar para salvar as crianças sequestradas por Gorr e, bom... o resto é história.

Eu amo o estilo de comédia que Taika Waititi trás em todos os seus trabalhos. É sempre bobo, sutil, leve e sutilmente inapropriado. Thor 4 é um filme engraçado do início ao fim e eu não acho que é um problema, mas um ponto positivo. Até nas situações mais sutis ficamos com um sorrisinho de canto de boca. Gosto particularmente da existência das duas cabras, principalmente porque dialogam com as cabras que Thor tem na mitologia nórdica.

Uma coisa que eu amei em Pantera Negra e vejo aqui também é a humanização do vilão, ainda que nesse caso ele não seja exatamente humano. Gorr sofreu muito na vida, mas sempre foi humilde e fiel aos seus deuses, porém explode quando vê que o destinatário de suas orações é um babaca. Acontece outra coisa que eu não vou contar, mas a questão é que eu pensei: esse vilão tem um propósito! E não é algo fútil como apenas mais poder ou dinheiro, é um ponto realmente válido mas que poderia ser realizado por melhores vias. Adorei o final dele, aliás.

Acho que o filme conseguiu balancear muito bem comédia - tragédia - combate. Comédia toma a maior parte, é verdade, mas as cenas tristes são bonitas e bem construídas. Me senti muito tocada em alguns momentos e gostei de ver aquele lado bruto que o Thor mostrou quando matou Thanos. Os combates aqui são bem diretos e só vemos o necessário, o que eu AMEI!! Nos últimos filmes a Marvel trouxe combate seguido de combate seguido de combate. Noventa minutos de explosões e lutas, mas aqui não é assim. Não tem como evitar as lutas (nem quero isso), mas acho que foi um recurso usado com sabedoria e até mesmo sabendo ser engraçado.

Um ponto que não posso deixar de mencionar é como o filme trata com naturalidade temas LGBTQA+. E não é uma questão no filme. Nada de "nossa, ela beija mulheres" e mais algo como "a namorada dela terminou com ela". Aprecio isso.

Enfim, eu amei Thor: Love and Thunder e super veria novamente. É divertido, é leve e tem um final muito bacana, na minha opinião. Muitos não gostaram e tudo bem, cada um ter seu tipo de filme e esse é o meu.

P.S.: Amei a trilha sonora!!

Comentários